SBEQ
@sbeq
Followers
720
Following
471
Media
229
Statuses
579
Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros
Brazil
Joined September 2009
🦇 Algo muito especial está chegando... Em 2026, a SBEQ completa 20 anos e vai celebrar em grande estilo. Prepare-se para o maior encontro de quem estuda, admira e protege os quirópteros! 👀 Fique de olho nas nossas redes — em breve, revelaremos mais detalhes.
0
0
3
Mais detalhes sobre o estudo e a prática de pesquisa com morcegos podem ser encontrados em: Nosso site: https://t.co/RLfHrVPIft Artigo:
anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com
Despite the remarkable morphological modifications that occurred in the thoracic limbs of bats, information about the brachial plexus in this group is still scarce. The present study aimed to...
0
0
0
O estudo investigou machos adultos de diversas espécies da coleção da UFRRJ. E conta com “diferentes morfologias de asa e diferentes perspectivas: raízes, troncos nervosos, nervos resultantes, relação nervo-músculo, assim como variações e assimetrias”, conta a pesquisadora.
1
0
0
Toledo explica: “Os plexos braquiais desses quatro morcegos da mesma família (Phyllostomidae) recebem contribuição do quarto nervo espinhal cervical (chamado C4), ao segundo nervo torácico espinhal (chamado T2), variando de acordo com a espécie, claro” (Fig: coluna vertebral)
1
0
0
A pesquisa descobriu que: 1 - Desmodus rotundus (hematófago) e Phyllostomus hastatus (onívoro), tem os plexos braquiais com formações similares de raízes. 2 - Já Glossophaga soricina (morcego beija-flor) e Artibeus lituratus (frugívoro) diferem mais com os os demais grupos.
1
0
0
Karen Toledo é a responsável e autora dessa pesquisa. E explica que mesmo com a diversidade de espécies e hábitos alimentares (frugívoros, hematófagos, insetívoros, nectarívoros, entre outros), muito pouco é conhecido sobre o plexo braquial em morcegos.
1
0
0
Esse conjunto de nervos envia e recebe informações dos membros superiores. Por exemplo, recebe informações sobre calor, frio, dor, entre outros. Ele também envia comandos de movimento para o braço, antebraço e mãos.
1
0
0
Muitas adaptações, como pernas menos desenvolvidas para reduzir peso possibilitaram o voo dos morcegos. Os mesmos nervos e músculos que atuam na locomoção de animais quadrúpedes também atuam no voo dos morcegos. Esse conjunto é conhecido como Plexo Braquial.
1
0
0
Morcegos, Nervos e o Voo: Um Estudo sobre o Plexo Braquial Karen S. Toledo investiga e descreve origem, estrutura e distribuição de nervos em músculos e asas de diferentes grupos de morcegos. Venha conosco entender mais sobre.
1
0
6
Presidente: Aline Reis Vice-presidente: Érica Munhoz 1ª Secretária: Gabriella Soares 2ª Secretária: Marcela Talyuli 1º Tesoureiro: Izidoro do Amaral 2ª Tesoureira: Aléxia Murgi
0
0
0
Com entusiasmo e compromisso com a conservação dos quirópteros e a promoção da ciência, apresentamos a chapa que concorre à diretoria da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ) para o biênio 2025–2027:
1
0
7
A Sbeq traz hoje a recomendação do podcast @MorcegandoCast. Além de produzir conteúdos de qualidade, está concorrendo ao Prêmio Melhores Podcasts do Brasil. Para votar, acesse https://t.co/pxBmCunjtV
#Ecoa
#Sbeq
#Bats
#Morcegos
premiompb.com.br
Prêmio MPB - Melhores Podcasts do Brasil 2025
#EcoaRecomenda Morcegandocast: apresenta os morcegos e assuntos relacionados a eles, como biologia, pesquisa, importância sociocultural, econômica e Ecossistêmica. Episódios novos saem mensalmente e podem ser acessados gratuitamente no: Spotify, Itunes, Castbox ou no YouTube. +
0
3
7
#EcoaRecomenda Morcegandocast: apresenta os morcegos e assuntos relacionados a eles, como biologia, pesquisa, importância sociocultural, econômica e Ecossistêmica. Episódios novos saem mensalmente e podem ser acessados gratuitamente no: Spotify, Itunes, Castbox ou no YouTube. +
1
0
5
Estudo revela que morcegos da ilha da Madeira ajudam a travar pragas agrícolas https://t.co/LmiKazYWKq via @WilderMag @PortugalEcology @sbeq @matavca @eva_keltanen
0
2
9
A chamada para capítulos ficará aberta entre os dias 17 de abril de 2024 a 17 de junho de 2024, com expectativa de publicar este e-book no começo de julho de 2024. Para acessar a chamada, basta ir em:
0
0
0
Agora que esse livro já tem mais de cinco anos de publicado, os organizadores decidiram publicar uma nova edição revisada e ampliada, criando, por conseguinte, uma chamada para envio de novos capítulos para uma segunda edição, publicada pela Editora Na Raiz.
1
0
1
... seus hábitos alimentares, sua importância de reservas ecológicas para a conservação das espécies, bioindicação e o que as pessoas pensam destes animais, incluindo os diversos mitos sobre que transitam em nossa cultura.
1
0
0
A primeira edição reuniu 19 capítulos de 38 autores pertencentes a 19 diferentes instituições de todas as regiões do país. Os textos recebidos, e que passaram a compor esse livro, trazem discussões sobre a diversidade de espécies de morcegos na natureza e em áreas urbanas ...
1
0
0