Intercept Brasil
@TheInterceptBr
Followers
1M
Following
6K
Media
9K
Statuses
33K
O jornalismo mais corajoso do Brasil. Ajude-nos a seguir atuando de forma independente e sem rabo preso 👉 https://t.co/97A4Xp3YUj
Brasil
Joined July 2016
Não é fácil acompanhar as loucuras da extrema direita do Brasil e do Mundo. Mas estamos na linha de frente. Para que nosso trabalho continue, precisamos da ajuda de leitores como você, que acreditam no jornalismo independente. Doe e se torne um membro do Intercept Brasil:
1
1
18
Somalians in Minnesota would rather fall under Sharia law than American law. So they leave the dump of the country they come from because of failed policies and laws but want to bring those same failed policies and laws to America? Make it make sense?
2
0
7
Chegou o Intercept Brasil Wrapped! Não é fácil acompanhar as loucuras da extrema direita do Brasil e do mundo. Mas estamos na linha de frente.
1
3
41
Quer entender melhor quem são os possíveis candidatos nas eleições do ano que vem? Leia a investigação completa no site do Intercept Brasil:
intercept.com.br
Administrador de comunidade virtual do movimento relata perseguição e negligência após denunciar neonazistas. Registros revelam que ambiente inseguro motivou saída de membro judeu.
1
3
18
Esse é o movimento que agora conta com um partido para disputar as eleições de 2026. Em seu estatuto, o Missão declara defender "o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana, as liberdades civis (...)".
1
1
19
Em fóruns oficiais do MBL também havia tolerância ao extremismo. Membros que usavam nomes de usuário com dois emojis de raio, símbolo apontado por especialistas como referência à SS, unidade de elite do exército nazista alemão, teriam sido protegidos por assessores ligados a
1
1
10
O Intercept também teve acesso a mensagens de um grupo extremista paralelo formado, em sua maioria, por apoiadores e membros do MBL. O nome? Cabaré de Fascistas. As regras? Autorização para posicionamentos de “terceira posição” – ou seja, de ideologias extremistas, como o
1
1
10
Os episódios de tolerância com mensagens neonazistas fizeram Pedro (nome alterado para preservar sua identidade), judeu ortodoxo que atuava como moderador do MBL, deixar o movimento escrevendo o seguinte para a equipe de Kataguiri: “Temo pela minha vida e pela minha família”.
1
1
9
Um vídeo obtido por nossos repórteres revelou que a assessoria de Kataguiri manteve um jovem no MBL mesmo depois que ele admitiu manter relações com ex-membros expulsos por posicionamentos neonazistas. Seu cargo era de secretário de militância e moderador dos grupos de
1
1
10
O jovem Willian Tavares entrou nos grupos de WhatsApp do movimento em 2022. No ano seguinte, passou a administrar os fóruns virtuais oficiais do deputado Kim Kataguiri. Em uma entrevista exclusiva ao Intercept, em 2024, ele alegou negligência de líderes do MBL diante de invasões
1
1
10
Mensagens de teor xenofóbico e eugenista circulavam em grupos ligados ao movimento, indicam centenas de prints obtidos com exclusividade pelo Intercept.
1
1
11
Agora o MBL pode concorrer às eleições de 2026, após homologação do TSE aprovando o registro do partido Missão. Sim, o mesmo movimento que foi denunciado no último ano por tolerância ao nazismo.
4
18
81
Leia a reportagem completa no site do Intercept Brasil:
intercept.com.br
Propriedade foi vendida por valor abaixo do mercado após anos sob contrato informal. Intermediário é assessor de Rodrigo Pacheco.
0
4
20
Além disso, Cristiano alega que a negociação foi feita por um corretor e não teve contato direto com representantes do presidente da Conafer. Ele afirma que a terra foi barata por problemas de documentação. Da mesma maneira, a assessoria de Pacheco nega qualquer relação com os
1
2
16
Cristiano da Cruz nega qualquer relação da propriedade com o senador Pacheco e diz que a negociação da fazenda foi um negócio de família que deu errado e decidiu vender a terra para outra pessoa.
1
0
11
No site Imóvel Web, é possível encontrar propriedades rurais no mesmo município que custam entre R$ 60 mil e R$ 300 mil por alqueire. Sob reserva, um corretor de imóveis rurais da região relatou que é comum a prática de informar ao cartório valores menores do que o real para
1
0
10